
DIGITALIZAÇÃO 3D

O QUE É DIGITALIZAÇÃO 3D?
A digitalização 3D é aplicada quando há a necessidade de obter um modelo 3D (arquivo digital) de um objeto, sendo ideal para uma infinidade de aplicações como:
-
Digitalização 3D de estruturas de grandes dimensões
-
Reengenharia e estudos finais
-
Estudos topográficos
-
Deformação estrutural e análise volumétrica
-
Layout de instalações
-
Digitalização de cenas forenses / criminalística
-
Desenho industrial
-
Órteses e próteses
-
Engenharia reversa
-
Prototipagem
-
Metrologia
-
Controle de qualidade / inspeção
-
Inspeção Dimensional
-
Produção de filmes e jogos digitais
-
Documentação de artefatos culturais, etc.

-
Prototipagem: O Scan 3D é um grande facilitador da prototipagem gerando em tempo muito curto modelos 3D precisos de qualquer objeto. A técnica se baseia na criação automática de modelos 3D de produtos sem a necessidade de modelamento em software CAD ou software gráfico.
-
Engenharia Reversa: No processo de produção, o Scan 3D permite a geração de modelos 3D de objetos físicos criados por designers e prototipistas, sendo um poderoso aliado no desenvolvimento de produtos. Em poucos segundos uma nuvem de pontos muito densa pode ser obtida e trabalhada em softwares gráficos para a obtenção de modelos CAD 3D em qualquer formato nativo ou aberto.
-
Controle Dimensional: A exatidão e altíssima resolução da digitalização 3D permite sua utilização no controle dimensional e geométrico de muitas peças e ferramental de produção. Grandes volumes de medição podem ser medidos em poucos segundos de modo muito detalhado.
OLHARES DE SÃO MATEUS
O documentário Olhares de São Mateus é o projeto piloto que trouxe a relação entre a digitalização 3D e os registros históricos culturais; se trata de uma síntese dos problemas que acontecem durante anos na região, a idéia é de ressignificar as lutas e ações culturais dos movimentos que fazem parte deste território, através da fusão tecnologia e cultura contribuir para o mapeamento da identidade local.
Esta obra Audiovisual contempla movimentos culturais da juventude periférica, através da cultura digital potencializar os movimentos culturais e a relação com o território, direito a comunicação e liberdade de expressão.
Olhares de São Mateus - Urgência e Resistência 2015
Captação, Edição, Direção: Pedro Caravaca
preservaçãO E MEMÓRIA
Por mais ricas que sejam as histórias brasileiras nem sempre elas contém registros e na maioria das vezes essas informações não são multiplicadas ou possuem acesso flexível e atraente para quem as consome.
Raciocinando a respeito de como contribuir para o mapeamento histórico nacional colhemos a idéia de transformar contos, fatos, depoimentos, objetos, elementos, ambientes e pessoas em arquivos digitais de fácil acesso. Construir um site que disponibilizará interações atrativas através da realidade virtual, digitalização 3d, foto/vídeo 360º e tour virtual irá proporcionar fácil acesso ao conteúdo histórico registrado e suas experiências tecnológicas, além de serem arquivos digitais que poderão representar alguma propriedade histórica em casos de reconstrução (Catedral Notre-Dame), estudos arqueológicos, científicos e acadêmicos, métodos de ensino especial para crianças, portadores de deficiência e idosos, impressão 3d de protótipos entre outras aplicações.
Um exemplo sobre uma parcela que foi perdida da nossa história é o incêndio que ocorreu no Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde obtivemos perdas incalculáveis para a história da humanidade e principalmente brasileira.
Outro exemplo de perda porém com final diferente com tom de regeneração é o incêndio na Catedral de Notre-Dame na França, que após toda destruição causada pelo incêndio será reconstruída graças a tecnologia da “Digitalização 3D”. A empresa de games franceza Ubisoft e historiadores locais irão contribuir com a reconstrução fornecendo arquivos digitalizados da catedral que foram os mesmos usados para criar os cenários em 3D do game “Assassin's Creed Unity”.
Mais que promover acesso é promover acesso a partir de novas tecnologias e suas múltiplas interações e aplicações que influenciam, contribuem e fazem cada vez mais parte do cotidiano dos seres humanos.
Ambiente Real


2015
Ambiente Real Digitalizado em 3D

Graffiti por Grupo OPNI
Scan 3D por Pedro Caravaca
2020
A memória, entendida como elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de experiências significativas, deve ser valorizada e preservada. Preservar a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades.

Graffiti por Quinho QNH e RMO (VASP)
Scan 3D por Pedro Caravaca


2015
2020
À medida que avançam a ciência e a tecnologia, e novas ordens sociais se instauram com novos paradigmas, valores e linguagens, a ruptura com o passado torna-se inevitável. O esfacelamento da memória cultural, das tradições, desvincula o homem de suas raízes, aliena-o da “realidade objetiva”, impossibilita-o de compreender como e porque se dão as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, porque faltam-lhe os elos que dão sentido aos acontecimentos, tornando-o, dessa forma, presa fácil de manipulação e dominação.